terça-feira, 22 de maio de 2012

3.2 Fórum - Contextualizando a Mudança: da teoria a prática

A aula foi desenvolvida no LABIN, através do site: http://www.poissonrouge.com/colourbugs, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico e cognitivo (atenção, concentração e memória) dos alunos, bem como a percepção visual dos mesmos.
Na atividade surgem alguns insetos com apenas um lado colorido e, o outro, a ser pintado pelos alunos na mesma sequência do lado já pronto.
Alguns alunos conseguiram desenvolver a atividade sem muitas dificuldades, já outros, mesmo com o auxilio da professora não conseguiram perceber a sequência das cores, pintando de forma aleatória. No entanto, apresentaram muito interesse em desenvolver a atividade.

3.1 Explorando o Software HAGAQUÊ

Trata-se de um software educativo que permite a edição de histórias em quadrinho com a utilização de outras linguagens além da escrita. Este recurso pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos mais inúmeros conteúdos através da atividade de produção textual. Devido ao caráter lúdico, este instrumento possui recursos facilitadores através dos quais o aluno tem a liberdade de expressão e, a possibilidade desafiadora de compor diferentes personagens inseridos nos mais diversos contextos. Assim, sua produção pode ser direcionada pelo professor da forma que melhor convier, podendo incentivar a autonomia e a criatividade da criança, aspectos importantes para a produção do conhecimento.

3.1 Fórum: Contextualizando a Mudança

No contexto atual em que vivemos, precisamos e devemos desenvolver uma prática dialógica com nossos alunos, ouvir suas idéias, dúvidas e curiosidades. Para tal, faço uso de algumas estratégias:
  • Aproximação do aluno com uma imagem amiga e, não como um ser superior;
  • Desenvolvimento de uma relação de confiança com os alunos;
  • Durante a aula há espaço para que os alunos possam questionar e/ou expor suas duvidas;
  • Exploração de vídeos e/ou imagens com temas geradores para facilitar o dialogo.
Quanto às tecnologias, acredito que são uma grande ferramenta tanto no processo da aprendizagem, como no processo da prática dialógica, pois, chamam a atenção e motivam os alunos.

3.1 Diário de Bordo: Contextualizando a Mudança

Procuro sempre dialogar com meus alunos sobre os mais diversos assuntos: família, responsabilidade, dia-a-dia, comportamento... e, eles, por sua vez, também me procuram para conversar, seja sobre o final de semana, problemas de saúde, amizade... E, com relação aos conteúdos busco está explorando por meio de imagens e/ou conversação suas curiosidades. Desta forma, acredito que estou desenvolvendo uma prática dialógica com meus alunos.

2.10 Navegando pela Wikipédia e pelo Wickicionário

Dentre os sites apresentados Wikipédia e Wickicionário, já conheço o primeiro e, faço uso do mesmo, através de pesquisas tanto na área profissional como pessoal ( variedade enorme de assuntos e detalhes).
Já o Wikcionário, conforme pesquisa realizada no site: Google, em contraste com a Wikipédia, “tem como foco a descrição das palavras, a sua pronúncia, a apresentação de sinônimos e antônimos, a tradução para outros idiomas e conceitos relacionados”.
São sites livres, uma vez que podemos acessar, editar e salvar conteúdos.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

2.8 Registro - Projeto: Informática = Apoio pedagógico

2.6 Planejamento de uma Atividade com Hipertexto ou Internet

2.4 Conceituando Hipertexto Coletivamente

O hipertexto exibe formato muito heterogêneo, transversalidade, descentralização das informações e singularidade. Portanto, a hipertextualidade apresenta abundância de informações que deixam de ser ordenadas, ou seja, anula todo ideia de hierarquia e de centro, o que permite a cada um explorar, seguindo o seu próprio percurso, através de links. Desta forma, acontecem mudanças significativas tanto na forma como ensinamos e aprendemos.