Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e
Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na
escola.
Atividade: 1.1 – Reflexões Iniciais - em Dupla
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Cursista: Decilene Gomes da Cruz
Unidade Escolar: Escola Especial “Especial Estrela da
Esperança”
Função que atua: Professora
Data: 07/03/2012
Vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente, de modo especifico, em termos educacionais, em que aprender constitui não apenas uma exigência social crescente, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico do cidadão. Além disso, essas demandas de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, isto é, novas formas de aprender criando novos espaços instrucionais que respondam a tais procuras.
As tecnologias da informação estão criando formas inovadoras de distribuir esse conhecimento que estamos apenas começando a vislumbrar e que a escola não pode ignorar, pois, a informatização do conhecimento tornou muito mais acessível todos os saberes. No entanto, exigem-se maiores capacidades ou competências cognitivas dos leitores dessas fontes de saber, uma vez que informação não é conhecimento.
Sabemos que a escola não pode proporcionar toda a informação relevante ao aluno, o que se pode fazer é formá-los para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes a assimilação critica. No entanto, o papel da escola passa a ser o de incentivar o aluno a construir seu próprio ponto de vista mediante tantos outros, visto que já não há mais verdades imperiosas.
Com a aceleração das mudanças tecnológicas e científicas, da atualidade, não se pode prever quais os conhecimentos específicos os cidadãos precisarão dominar dentro de alguns anos. Desse modo, o sistema educacional deve formar cidadãos para que sejam aprendizes flexíveis e capazes de enfrentar novas e imprescindíveis demandas da aprendizagem, seria, portanto, fomentar nos alunos capacidades de gestão de conhecimento.
Portanto, um dos maiores desafios do sistema educacional consiste em propiciar novas formas de aprender e relacionar-se com o conhecimento.
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